Uncategorized

Disfagia: Como cuidar?

A Disfagia se configura numa falha no processo de engolir. Pode ocorrer devido a alterações resultantes de doenças neurológicas, como Doença de Parkinson, Acidente Vascular Encefálico (AVE), Doença de Alzheimer e Miastenia Gravis. Também pode resultar de alterações estruturais, em decorrência de tumores e traumas. Quando ocorre simplesmente por modificações inerentes ao processo de envelhecimento, chama-se Presbifagia.
Confira algumas dicas para ajudar na alimentação do idoso com Disfagia:
🍴Ambiente e Postura: oferecer os alimentos em local tranquilo e sem distrações. Idealmente, o idoso deve ficar sentado com leve inclinação da cabeça para frente e o cuidador deve estar sentado na mesma altura.
🍴Adaptação da Dieta: oferecer refeições menores mais vezes por dia, optar por alimentos leves e macios ou pastosos, evitar líquidos “finos” como chás pois o risco de aspiração é maior e evitar alimentos duros, arenosos e secos (bolacha água e sal, farofa, etc).
🍴Forma de Alimentar: sentir a colher na língua estimula o reflexo da deglutição. Por isso, prefira usar colheres a seringas. Sempre oferecer quantidades pequenas e evitar conversar durante a alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *