Uncategorized

Dia Mundial de Combate a Osteoporose

Osteoporose (OP) é uma enfermidade osteomuscular que mais acomete a população idosa, com maior prevalência e incidência no público feminino devido à rápida perda óssea associada a pós-menopausa. A OP é caracterizada pela diminuição da consistência mineral óssea o que ocasiona a fragilidade e predisposição de quedas e fraturas graves, como fratura de quadril, vertebra e fêmur.

OP está fortemente ligada a episódios de quedas, fraturas e declínio na qualidade de vida, indivíduos com tal enfermidade podem vir apresentar marcha alterada, alteração postural e desequilíbrio favorecendo o sucedimento de quedas, como similarmente a idade avançada também está relacionada à ocorrência de quedas.
O acometimento da osteoporose possuem alguns fatores de risco entre eles estão relacionados; histórico familiar, idade avançada, sexo feminino (com maior acometimento a OP primária do tipo I pertinente a pós-menopausa), raça caucasiana, baixa ingestão de cálcio e vitamina D. É de suma importância à identificação desses fatores para interceder com medidas preventivas e/ou paliativas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *