Uncategorized

Importância da Vacinação em Idosos

Segundo o Ministério da Saúde a vacinação é um método artificial de imunização que não oferece riscos, um estado de proteção contra determinadas doenças contagiosas e graves, tendo como objetivo, induzir imunidade e prevenir a doença.

A importância de os idosos terem a caderneta de vacinação atualizada deve-se ao fato de que, conforme envelhecemos, nosso organismo vai passando por uma série de alterações em vários órgãos e sistemas, dentre eles o sistema imunológico. Assim, a imunidade vai diminuindo e este fato pode predispor ao aparecimento de enfermidades com maior gravidade, daí a importância desta forma de prevenção.

As vacinas recomendadas no calendário de vacinação do idoso, determinadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações em conjunto com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, são :

Difteria e Tétano;

·         Febre amarela;

·         Gripe;

·         Hepatite;

·         Herpes zóster;

·         Meningite meningocócica.

·         Pneumonia pneumocócica;

·         Tríplice viral.

Algumas dessas vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde gratuitamente através do SUS, enquanto algumas só podem ser adquiridas em clínicas particulares, como as contra herpes zóster, meningococo e hepatite A, por exemplo.