Entenda por que a mamografia é essencial para a detecção precoce do câncer de mama, além do autoexame. Saiba mais sobre a importância desse exame.
O autoexame das mamas já foi amplamente promovido como a principal forma de detecção precoce do câncer de mama. No entanto, sabemos hoje que ele, por si só, não é suficiente. Ainda assim, muitas mulheres acreditam que essa é a maneira mais eficaz de identificar o câncer, o que acaba fazendo com que elas deixem de realizar a mamografia com a frequência recomendada.
Segundo uma pesquisa recente, 60% das mulheres entrevistadas acreditam que o autoexame é o melhor método de prevenção. Como consequência, apenas metade das mulheres entre 40 e 49 anos fez a mamografia nos últimos 18 meses, mesmo com a recomendação de que o exame seja realizado anualmente.
Embora o autoexame seja uma ferramenta útil para que a mulher conheça seu corpo e identifique possíveis alterações, a mamografia é capaz de detectar tumores em estágios muito iniciais, inclusive aqueles que ainda não podem ser palpados. Junto com exames complementares, ela é a principal forma de detecção precoce do câncer de mama, conforme os protocolos médicos em todo o mundo.
Manter sua mamografia em dia é uma medida importante para a saúde. Não espere, cuide-se hoje mesmo!