Procurando serviços de cuidadores de idosos? Fale conosco! (71) 99289-8952 ou clique no botão

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google

A importância da Caminhada

Caminhar com regularidade pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a depressão; mas é preciso ‘andar direito’

A caminhada é o exercício mais fácil de se fazer. E, ao contrário do que muita gente pensa, ela traz sim muitos benefícios à saúde, principalmente para o coração, por ser uma atividade aeróbica.

De baixo impacto, ela costuma ser a eleita para quem tem problemas nas articulações, bem como para aqueles com idade mais avançada. A simples regularidade em manter essa atividade física já tem poderes de reduzir a pressão arterial, proteger contra o diabetes, afastar a chegada da osteoporose, aumentar a capacidade pulmonar e até mesmo é eficaz para diminuir sintomas da depressão.

  1. A distância inicial deve ser de mais ou menos 1,5km percorridos em 15 minutos.
  2. Os melhores horários para uma caminhada são antes das 10h e depois das 17h, horário em que o sol não está forte.
  3. Como qualquer exercício, escolha um local em que o ar está com boa qualidade. Fuja de locais poluídos
  4. É bom manter os braços relaxados, mas com movimentos sincronizados.
  5. Estabeleça uma frequência de no mínimo 3 vezes por semana, em dias intercalados
  6. Arrume uma companhia para a caminhada, e permita-se conversar sobre assuntos descontraídos.
  7. O melhor solo para uma caminhada é aquele que é macio.
  8. É importante manter uma boa postura, com o abdômen contraído.
  9. Escolha um tênis macio e próprio para caminhadas.
  10. Use roupas leves e claras – são mais confortáveis.
  11. Procure dar passos largos, mas sem acelerar o ritmo da caminhada
  12. Observe a paisagem e converse descontraidamente, mas sem perder o ritmo da caminhada
  13. Para a caminhada não é preciso fazer aquecimento antes de começar.
  14. Mantenha a frequência cardíaca entre 70%a 85% da Frequência Cardíaca Máxima.
  15. Só passe para o jogging (corrida em trote lento) ou corrida quando já estiver bem condicionado.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Alimentação para os Idosos

Quais os alimentos que devem ganhar protagonismo no prato? Alimentos ricos em cálcio, como leites e seus derivados, são extremamente necessários para combater a osteoporose,

Saiba mais ➞

Categorias

Categorias

Últimos artigos

Procurando serviços de cuidadores de idosos? Fale conosco! (71) 99289-8952 ou clique no botão